O café Ruiz é o segundo maior produtor de grãos arábica do mundo. Foto divulgação

A novidade de 2021 nas prateleiras de supermercados e cafeterias vem de um armazém e torrefação de Piumhi, região da Serra da Canastra, em Minas Gerais. Trata-se do café Ruiz, com 90 anos de tradição no plantio e cultivo de café e que já se consolidou como segundo maior produtor mundial de café do Brasil. Os grãos são cultivados em 22 fazendas da família Ruiz, que apesar de produzidos em solo mineiro e baiano tem seu DNA fixado bem próximo a Rio Preto: os Ruiz são naturais de Bálsamo/SP.

João Ruiz Lourenço Filho comanda o negócio da família, iniciado pelo avô há 90 anos. Foto Ellen Lima

João Ruiz Lourenço Filho, proprietário do grupo, disse que a iniciativa de lançar o café para o mercado interno visa oferecer cafés especiais para os brasileiros. “Priorizamos Rio Preto para o lançamento da nossa marca, mas a ideia é distribuir para todo o Brasil”, informa.

As fazendas Ruiz produzem anualmente 200 mil sacas de café, com destino ao mercado interno e externo. É um café 100% arábica, cultivado em terrenos específicos com clima ameno e rico em sabor, acidez e aroma, que vem com notas frutadas. O barista Flávio Souza, que experimentou a marca, afirma que o café Ruiz tem notas de caramelo e amêndoas.

A Ruiz Coffees chega à mesa dos brasileiros nas versões gourmet e tradicional, moído, em grãos, e também em cápsulas de alumínio, com 3 variedades de opções e compatíveis com as máquinas Nespresso. “Trata-se de um café superior. Selecionamos os micros lotes com nossos melhores grãos”, destaca João Ruiz.

As cápsulas são compatíveis com as máquinas Nespresso e tem certificação Rain Forest. Foto divulgação

O novo café já está disponível em alguns pontos de venda de Rio Preto, mas em breve estará em todos os supermercados da cidade e região.

Para saber mais sobre essa novidade ou comprar online, acesse: www.ruizcoffees.com.br

A reportagem completa sobre o Ruiz Coffees está na página Comer, Beber e afins Rio Preto, no jornal Dhoje Interior.