A entidade completa 100 anos com 4 mil associados. Foto divulgação

Principal entidade representante do setor produtivo na maior cidade da região noroeste de São Paulo, a Acirp – Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto, está completando 100 anos. Para comemorar a data em tempos de pandemia, a solução foi criativa: realizar um audiotur para contar um pouco da história de Rio Preto através de uma experiência inédita.

O “Audiotur – A Voz de Quem Produz” acontece entre os dias 18 e 26 de outubro e nele o participante percorrerá um trajeto que passa por ruas como Bernardino de Campos, Jorge Tibiriçá, Voluntários de São Paulo, Saldanha Marinho, Rubião Junior, Silva Jardim, entre outras. Além das vias públicas, haverá acesso livre a pontos históricos importantes para a cidade. Serão nove dias de atividade com acesso aberto e gratuito a todos os interessados.

As saídas acontecem a cada cinco minutos e não é necessário agendamento. Basta preencher a ficha de cadastro e entregá-la junto com um documento de identificação. Além do fone, o participante receberá um kit com máscara, água, cartão surpresa e fotos. Aos domingos (17 e 24) haverá disponibilidade de agendamento para cadeirantes que deve ser feito pelo (17) 3214-9433. 

O EVENTO 

A novidade acontecerá num espaço físico especialmente montado na Praça Rui Barbosa, onde está o ponto de partida para um percurso guiado por uma narrativa dramatúrgica utilizando fones de ouvido. A experiência é individual.

“Eu preciso que você olhe, para que eu consiga ver”. Com essa frase inicial, o narrador convida a pessoa a iniciar seu percurso e segue-a conduzindo até o retorno para a praça. São 50 minutos de surpresas e curiosidades a partir do momento que o play é ativado. O roteiro contempla história, arte, trechos ficcionais e intervenções sensoriais.

A Acirp tem como presidente o empresário Kelvin Kaiser e tem 4 mil associados – sendo a grande maioria micro, pequenas e médias empresas.