Os coletores de lixo em Rio Preto: na rua desde a madrugada. Foto divulgação

Neste domingo (20) se comemora o Dia do Coletor e a Constroeste Ambiental, uma empresa do Grupo Faria, está lançando uma campanha para homenagear esses trabalhadores. O objetivo é que as pessoas acenem para os coletores e lhes estimulem com um gesto, um tchau, uma buzinada ou qualquer atenção.

O serviço de coletor de lixo é uma das atividades que mais sofrem preconceito. São trabalhadores que têm que mexer com lixo de toda ordem, são resíduos líquidos ou secos, cacos de vidro e até materiais contaminados. São pessoas nunca lembradas em datas comemorativas, o que inspirou a empresa a homenagea-los.

Em São José do Rio Preto são 200 trabalhadores na coleta, que recolhem 500 toneladas de lixo por dia. Eles iniciam as atividades ao raiar do dia e vão até anoitecer, em dois turnos de trabalho, correndo, pulando e saltando na busca de sacos de lixos, faça chuva ou faça sol. Eles atuam divididos em diversas equipes e percorrem 4 mil quilômetros/dia.

O engenheiro Wagner Chiarato, diretor da constroeste Ambiental,  destaca a importância de exaltar o trabalho que esses cidadãos prestam à sociedade. “O momento é uma grande oportunidade para conscientizar a população sobre a forma correta de descarte, como exemplo lixo orgânico separado do lixo seco, que além de facilitar o trabalho das nossas equipes que estão nas ruas, diminui o impacto que afeta diretamente o meio ambiente.”

A campanha começa nesta semana e inclui um vídeo homenageando o coletor, e anúncios  nas redes sociais da Constroeste Ambiental. No Instagram a empresa está em @constroesteambiental