As fotos ficarão expostas no mês de setembro no Terminal de ônibus Urbanos de Rio Preto. Imagem Santiago Garcia

A partir de 01 de setembro um projeto fotográfico diferente estreia no Novo Terminal Urbano de Rio Preto. Trata-se do “29 Almas Mais Uma”, iniciativa do fotógrafo Santiago Garcia, que foi contemplado com o Prêmio Nelson Seixas 2020 na categoria fotografia. São imagens de animais e seus donos. O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a importância em adotar animais abandonados nas ruas.

Inspirado pela história de seu cachorro Chico, Santiago decidiu destacar a necessidade do resgate animal usando a arte da fotografia para isso. Ele reuniu 29 histórias de pessoas que optaram por retirar um animal da rua para realizar a exposição digital e física.

As fotos serão postadas semanalmente no Instagram @29almasmaisuma, a partir de 1° de setembro, com veiculação impulsionada. O projeto fotográfico ficará durante 30 dias no Terminal Urbano de Rio Preto para visitação gratuita.

O fotógrafo diz que a principal intenção desse trabalho artístico é abrir os olhos das pessoas para ter empatia e respeito para com os animais de rua, motivando todos a cuidar daqueles bichinhos que são os mais afetados e ignorados pela sociedade. “Eu e minha esposa tivemos várias escolhas: comprar, ganhar, mas escolhemos resgatar, tirando um animal em estado de fragilidade, com a intermediação de pessoas envolvidas em ONGs. Inicialmente iríamos adotar uma cachorra idosa, mas o pessoal não a encontrou e apareceu o Chico, o que não foi uma escolha, mas só trouxe alegria para as nossas vidas”.

Santiago relata que a chegada do Chico há quase dois anos mudou sua rotina familiar para melhor: o cotidiano ficou muito mais amoroso. “O animal de rua é um pouco carente e por isso ele traz muita afetividade, muito carinho e companheirismo. Ele cuida da gente, cuida da casa e tem um equilíbrio de sentimento que é recíproco entre o animal e nós, humanos”.

Oficinas fotográficas

Além das exposições fotográficas, Santiago realizará duas oficinas fotográficas (básica e avançada) orientando ONGs e pessoas envolvidas no resgate de cães e gatos a trabalharem com fotografia para a adoção desses animais. As oficinas serão transmitidas via Live no Instagram @29almasmaisuma, nos dias 03 e 10 de outubro, das 09h às 12h, com interação total entre os participantes.

No dia será fornecido um link para download do material com os princípios básicos da fotografia em PDF. O objetivo principal dessas oficinas é fornecer aos interessados as noções sobre o funcionamento do dispositivo fotográfico e o domínio de iluminação artística, mostrando como utilizar as funcionalidades das câmeras e celulares.

Sobre Santiago Garcia

Santiago Naliato Garcia é formado em Jornalismo pela Unesp de Bauru há 18 anos. Desde formado, fotografou profissionalmente nas funções que exerceu em jornais, revistas, empresas (assessoria de imprensa) e Internet. Nos últimos 11 anos se dedicou a sua formação docente com os cursos de especialização e mestrado (também feitos na Unesp) e o doutorado (em curso) de Comunicação na ECA, na Universidade de São Paulo – USP – na qual estuda a fotografia na cidade de São José do Rio Preto-SP. É professor universitário para os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG-FRUTAL. Santiago já realizou 14 exposições fotográficas e lançou sete livros, entre e-books e livro impresso.