A lavoura irrigada rende uma safra melhor. Foto divulgação

De 22 a 25 de julho a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José do Rio Preto, o Conselho Regional dos Engenheiros Agrônomos (CREA-SP)  e a Divisão Técnica Agronômica (DTA) promovem o Ciclo de Palestras online com o tema Manejo de Irrigação. O evento acontece em ambiente virtual com transmissão a partir da Associação e terá participação de professores e especialistas de várias cidades do interior paulista. O Ciclo de Palestras online tem inscrições gratuitas e qualquer pessoa pode acompanhar as palestras ao vivo.

A transmissão começa no dia 22, às 19h, com abertura na sede da Associação em Rio Preto. Os palestrantes estarão em outras cidades e farão sua participação de suas casas ou escritórios. Cada palestra terá duração de até meia hora e o público que estiver acompanhando pode interagir enviando perguntas através da página de transmissão no Facebook. As inscrições podem ser feitas até o horário de início do evento pelo link:  https://bit.ly/2YGIEOj.

Os temas são abrangentes e abordam desde o uso de drones no monitoramento de áreas com estresse hídrico; desenvolvimento e expansão agropecuária irrigada no noroeste paulista; investimentos, objetivos, metas e expectativas com sistemas de irrigação; outorga e legalização; financiamento, seguro e consórcios para irrigação, educação ambiental e uso sustentável da água; cuidados com uso de defensivos e fertilizantes em áreas irrigadas e até o uso livre de dados da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista (http://clima.feis.unesp.br).

Mauricio Tucci Marconi, 2º vice-presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos e conselheiro da Agronomia do CREA-SP, é o idealizador do Ciclo de Palestras. Ele espera que o evento possa capacitar quem atua no setor. “O agronegócio no Brasil está conseguindo comprovar sua importância para o país. O uso da irrigação, desde que feita de forma sustentável, pode contribuir com o aumento da produtividade. Levar informação aos estudantes e empreendedores rurais é um trabalho que vai contribuir para o desenvolvimento da atividade” afirma Mauricio.

Para o presidente da Associação, César Vessani, a entidade cumpre seu papel de proporcionar capacitação aos profissionais da área. “Estamos em um momento em que todos precisam se reinventar e nós também estamos buscando alternativas para ajudar nossos associados e todos aqueles envolvidos com a engenharia de forma geral”, afirma César.
Wilson Silveira, diretor da WS Produções, responsável pela transmissão online, acredita que este tipo de tecnologia vai permitir avanços para todas as áreas. “O meio digital permite que, mesmo em tempos de pandemia, as pessoas continuem buscando capacitação e atualização através de eventos como este que vamos  fazer”, finaliza Wilson.

Live beneficente
O Ciclo online sobre Manejo de Irrigação terá ainda uma ação social. No sábado seguinte, dia 01 de agosto, a partir das 16h será feita a transmissão de uma live beneficente com o cantor André Luiz.
O cantor vai apresentar músicas de seu repertório e também homenagear conhecidas duplas cantando clássicos da música sertaneja. Durante o evento as pessoas podem fazer doações em alimentos, produtos de higiene pessoal e dinheiro que serão doados para as entidades Asilo de Schmitt  –  Associação e Oficina de Caridade Santa Rita de Cassia e Associação  Renascer – Centro de Reabilitação e Integração.

SERVIÇO
Ciclo de Palestras online – Manejo da Irrigação
Dias 22 a 24 de Julho – 19h às 21h30
Dia 25 – 8h às 12h
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/2YGIEOj
Transmissão ao vivo –           facebook.com/sociedade.engenheiros/  ou youtube.com/watch?v=m4fzc5MuSnA