Os testes da vacina chinesa no Brasil foram viabilizados pelo Instituto Butantã. Foto divulgação

Os profissionais de saúde do complexo hospitalar da Funfarme, que reúne Hospital de Base de Rio Preto e HCM – Hospital da Criança e Maternidade devem começar a receber a vacina de teste contra a Covid-19 no final deste mês de julho.

O governador João Dória anunciou nesta segunda-feira(13) o início da vacinação nos trabalhadores da saúde durante coletiva, no Palácio dos Bandeirantes. A assessoria de imprensa da Funfarme confirmou a informação. “No final do mês”, foi a informação.

A nova vacina foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech. A empresa afirmou que os testes realizados indicaram que 90% das pessoas produziram anticorpos contra a doença após duas semanas da aplicação e não foram identificados efeitos colaterais.

As doses nos voluntários serão aplicadas por profissionais da Famerp, que vão acompanhar os pacientes para verificar a eficácia da imunização e se houve algum efeito colateral.

Os testes da vacina chinesa no Brasil foram viabilizados pelo Instituto Butantã. Essa é a última fase exigida por agências regulatórias antes da aprovação de um medicamento ou terapia. O governo do Estado de São Paulo investiu 85 milhões de reais para a realização do estudo e a expectativa é de que a vacina esteja disponível no SUS até junho do ano que vem.