O café tipo arábica pode ser encontrado moído ou em grãos. Foto divulgação

Está chegando a São José do Rio Preto o Café Grano17, uma marca produzida na Fazenda Santa Alice, localizada em Novo Horizonte (90 km de Rio Preto). Trata-se de um café 100% arábica, com grãos selecionados, oferecidos nas versões superior e gourmet, em pó e em grãos. A opção em grãos, permite ao consumidor uma experiência mais intensa com o café em casa, ao moer no momento do preparo e sentir o frescor de uma torra artesanal.

O café é produzido em Novo Horizonte, na Fazenda Santa Alice. Foto Ellen Lima

A fazenda Santa Alice faz parte da história do café no Brasil. De lá saem aproximadamente 2 mil sacas de café beneficiado por ano. Em 2019, a família decidiu ampliar a atuação e passou a industrializar o café produzido na fazenda. “Nosso foco são as pessoas que estão interessadas em consumir um café pela experiência que ele pode proporcionar, que valorizam o café como um produto artesanal em vez de apenas uma mercadoria ou commodity, que prezam pela origem dos grãos e pela trajetória que ele percorreu até chegar à xícara”, destaca Fernanda Ascêncio, responsável pela industrialização do Grano17.

A história do café na Fazenda Santa Alice começou em 1930, com Alice e Adelino Ascencio, que eram apaixonados pela fruta. A terceira geração (e atual) decidiu industrializar parte da produção para investir no consumidor final. “Iniciamos a industrialização do nosso café com a marca Grano17 em 2019 e nosso plano estratégico inclui a região de Rio Preto, que é bastante próspera e onde enxergamos um grande potencial de crescimento para nossa marca”, explica Fernanda. “Hoje nós estamos entrando na terceira onda do café, que está alinhada à exigência crescente dos consumidores por qualidade, um movimento que valoriza o café como um produto artesanal. Os “coffee lovers” não apenas frequentam as cafeterias especializadas, que têm crescido em Rio Preto, como também gostam de fazer a bebida em casa e apreciam a preparação do produto,” avalia Fernanda.

O Grano17 está disponível no Armazém Santa Madonna, que fica Av. Francisco das Chagas Oliveira, 554, em Rio Preto.

Para conhecer um pouco mais sobre a história do café e acompanhar o dia a dia da produção, acesse o Instagram da marca: @cafegrano17.

Para saber mais novidades gastronômicas de Rio Preto, clique aqui.