O prefeito Edinho Araújo vai aguardar decisão do governo de São Paulo. Foto Comunicação Prefeitura

O presidente da Acirp – Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto, Kelvin Kaiser, se reuniu segunda-feira (27) com o prefeito de Rio Preto Edinho Araújo, para definir um plano de ação de reabertura do comércio e dos shoppings a partir do dia 11 de maio. Participaram do encontro, membros do Sincomércio e representantes de shoppings além de secretários municipais.

O comércio central e os shoppings estão fechados desde 22 de março, quando foi publicado decreto municipal determinando a quarentena diante do avanço do coronavírus no município. No calçadão algumas lojas já voltaram a funcionar com sistema drive thru, mas os shoppings não.

O prefeito disse através de nota que: “As propostas serão analisadas. Porém, neste momento, a prefeitura depende das determinações do governo do estado para tomar novas medidas”.  O decreto estadual determina comércio fechado em todo Estado de SP até 10 de maio.

Participaram da reunião o prefeito Edinho Araújo, o chefe de gabinete, Zeca Moreira, o procurador geral do município, Adilson Vedroni e os secretários, Aldenis Borim (saúde), Jorge Luis de Souza (Desenvolvimento Econômico), Angelo Bevilacqua (Fazenda) e Luís Roberto Thiesi (Administração).

 O presidente da Acirp esclareceu que foi procurado por representantes dos shoppings centers da cidade há alguns dias. “No plano de flexibilização entregue ao Prefeito Edinho Araújo no dia 13 de abril, a entidade também incluiu os shoppings – com ressalvas, é claro – porém, todo o documento estava limitado às normas do Decreto Estadual, impostas pelo Governador João Dória, e os shoppings não puderam ser liberados naquele momento. Em encontro com os representantes, sugerimos, então, que os centros de compras se reunissem e levantassem sugestões de como fazer a abertura gradual, baseadas em decretos que estavam sendo executados em outras cidades – com as devidas ressalvas de funcionamento e atenção às questões técnicas da Secretaria de Saúde – para que eles pudessem propor ao Governo uma alternativa de quais seriam as restrições necessárias para a flexibilização acontecer, sem que houvesse problema com a curva de contágio da doença”, destacou Kaiser.

 A Acirp pretende encaminhar o mesmo documento (entregue hoje ao prefeito Edinho) ao Governador João Dória – por meio do vice-governador Rodrigo Garcia – e para o presidente da Facesp, Alfredo Cotait; para que as informações ali contidas já alcancem a devida relevância na proposta de retomada das atividades econômicas do Estado de São Paulo, a partir de 10 de maio – ou antes.

O segmento shoppings centers totalizam 750 lojas, geram 30 mil empregos diretos e indiretos em Rio Preto com faturamento de 1 bilhão de reais/ ano.