A medida entra em vigor a partir do dia 27 de abril. Foto divulgação

A Prefeitura de Rio Preto determinou hoje (20), por meio de decreto, que será publicado nesta terça-feira (21), no Diário Oficial do Município, o uso obrigatório de máscaras para utilização do serviço de transporte urbano coletivo de passageiros e para a entrada e permanência no Terminal Rodoviário Central, a partir da próxima segunda-feira dia 27 de abril.

O novo decreto também estendeu até 10 de maio a quarentena na cidade. As regulamentações já editadas nos últimos dias pelo município, que definiu a reabertura parcial do comércio com modelo de atendimento, distanciamento entre pessoas e estabelecendo as regras rígidas de higiene serão mantidas.

 O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, lembrou que a ampliação do prazo de isolamento social é também um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). “Gostaríamos de ter podido ir além do que diz o decreto estadual, dada a realidade local e ao impacto das medidas na nossa economia, mas temos de nos curvar ao entendimento do STF e do Ministério Público Estadual”, destacou.

Sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras pelos usuários do transporte coletivo urbano, Edinho se apoia nas recomendações das autoridades de saúde.

“É uma medida para evitar que o vírus se alastre num ambiente onde as pessoas ficam próximas”, disse.

O secretário de Administração, Luís Roberto Thiesi, participou da transmissão e apresentou explicações sobre os motivos que levaram o prefeito a autorizar a ampliação do período de quarentena em Rio Preto.

Thiesi lembrou que o STF determinou que cabem aos Estados definir os decretos que tratam sobre o assunto, sendo que os municípios ficam obrigados a seguir as determinações sempre levando em conta suas peculiaridades e aspectos regionais.

“Onde existe decreto estadual os municípios não podem abrandar ou afrouxar as restrições impostas pelo governo estadual. Todos os municípios do Estado, enquanto durar o decreto estadual, deverão obediência”, disse o secretário.

Ele ainda lembrou que o município se preparou para poder iniciar a flexibilização parcial do comércio local. “Já com o aparelhamento dos hospitais, o Comitê Gestor, entendendo que era possível este afrouxamento, foi feito de modo que em nenhum momento foi afrontado o decreto estadual. Rio Preto chegou ao seu limite, está compatível com o governo estadual”, explicou.

O prefeito Edinho Araújo afirmou acreditar que em breve o governador do Estado João Dória vai apresentar um plano de flexibilização que permitirá a reabertura do comércio de forma controlada.

“Tenho uma expectativa que o governador possa apresentar um plano de flexibilização, com relação as competências. Espero que este plano possa levar em conta a nossa região e cidade para que possamos o mais rapidamente sair desta situação. As medidas que estamos tomando, através do Comitê, da rede hospitalar, tem sido medidas corretas com base na ciência. A vida está em primeiro lugar”, reforçou.

Uso de máscaras

 Durante a transmissão ao vivo nesta segunda-feira, o secretário de Saúde de Rio Preto, Aldenis Borin, voltou a cobrar da população o uso de máscaras. Ele disse que o utensílio de proteção pode ser caseira, de uso individual, não podendo ser dividida com ninguém. Também lembrou que é necessário lavas as máscaras, deixando em molho em água potável e água sanitária por 30 minutos, trocando-a sempre que estiver úmida. A máscara deve sempre cobrir totalmente a boca e nariz e ser bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

 “A máscara faz com que você não jogue o spray, partículas de saliva no outro indivíduo. Você protege, por isso todo mundo deve usar a máscara. Um protege o outro”.

 Sobre a prorrogação do isolamento social em Rio Preto, Aldenis disse que a medida também seguiu orientações do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus.

“Essa prorrogação além de ter o valor jurídico, ela também vai ao encontro do pensamento do Comitê. Estamos iniciando um trabalho para saber quantas pessoas estão contaminadas com a síndrome leve e os imunes. Aí sim vamos liberar (o comércio) com mais tranquilidade que é o anseio da população. Nossa responsabilidade é que devemos liberar na hora certa.”, destacou.

Veja aqui como fazer as máscaras caseiras: https://www.riopreto.sp.gov.br/aprenda-a-fazer-mascaras-de-pano/

Número atualizados

Aldenis atualizou os números de coronavírus (COVI-19) nesta segunda-feira. São 178 novos casos notificados desde o dia 16, totalizando 2.300 notificações. Destes 67 estão confirmados para o coronavírus, 848 descartados, 62 permanecem em investigação e 1.323 apresentaram alguma síndrome gripal.

Dos 36 óbitos notificados no período, 27 deles já foram descartados, 8 confirmados (dois deles neste fim de semana) e 1 permanece em investigação.