A máscara deve ser trocada a cada duas horas.

 A Partir desta sexta-feira (3) a pandemia do Coronavírus em São José do Rio Preto deve ser encarada com total seriedade e as pessoas não devem sair às ruas sem máscara. O alerta é do secretário da Saúde de Rio Preto, Aldenis Borim. “Ontem o Ministério da Saúde aconselhou sua utilização como forma de ajudar na prevenção ao coronavírus”, afirmou. As máscaras caseiras podem ser utilizadas em situações em que for necessário sair de casa, ou mesmo na residência.

A recomendação se deve ao fato de a transmissão do coronavírus já ser comunitária em todo o território nacional, ou seja, o vírus já circula entre a população. “Com a transmissão comunitária, você não sabe quem está e quem não está com coronavírus. Por isso, o uso da máscara neste momento é fundamental. Não existem no mercado as máscaras de TNT utilizadas pelos profissionais que estão na linha de frente, mas é possível usar a caseira”.

Máscara caseira

No site do Ministério da Saúde é possível acessar o manual que ensina a produzir máscaras caseiras, bem como os cuidados para utilizá-las.

Principais recomendações:

                – A máscara é individual, portanto, não deve ser compartilhada com outro membro da família;

                – A máscara deve ter pelo menos duas camadas de pano;

                – A máscara caseira pode ser feita de tecido de algodão, tricoline ou TNT;

                – A máscara deve cobrir totalmente a boca e o nariz, de maneira que não deixe espaço nas laterais;

                – A máscara deve ser utilizada por duas horas, depois é necessário trocar;

                – A máscara deve ser lavada com água sanitária, deixando de molho por dez minutos.