A igreja de Santa Apolôniaé cartão postal do distrito. Foto Ricardo Boni

Um povoado bucólico, que amanhece ao som de vacas mugindo, trem passando e o galo cantando, assim é o Distrito de Engenheiro Schmitt, que completou 92 anos nesta quinta-feira (28).

A localidade é ponto turístico por seus doces, artesanato e por ser a única estação do Trem Caipira. O nome é uma homenagem ao engenheiro alemão Carlos Everardo Jacó Schmitt, que em 1910 coordenava as obras de construção das ferrovias na região.

Com 2.517 moradores (dados do IBGE), o distrito de Engenheiro Schmitt, fica a  5 km de Rio Preto e foi criado por meio de decreto estadual em 28 de novembro de 1927, assinado por Júlio Prestes.

Igreja de Schmitt.
Foto: Ivan Feitosa/SMCS.

Schmitt também é conhecido como um roteiro de fé e religiosidade. A igreja de Santa Apolônia é a padroeira do distrito e é conhecida como a santa é protetora dos males da face.

 O Padre Mariano de La Mata, que viveu no distrito, foi beatificado pelo Vaticano em 2006. Todos os anos os devotos percorrem a pé o caminho que o padre fazia entre a igreja de Santa Apolônia até a igreja de São Luiz Gonzaga, em Cedral.

 Trem-Caipira

 Com uma história ligada a ferrovia, a estação de trem se tornou ponto de parada oficial do Trem-Caipira que surgiu para resgatar as viagens pela via férrea do passado. No último domingo de cada mês o trem parte da Estação Ferroviária de Rio Preto para o distrito. Durante o percurso os passageiros recebem informações históricas  e são recebidos com música, arte e exposições diversas na Estação do distrito.

O Subprefeito de Schmitt, Devair Oliveira, afirma que o trabalho permanente de manutenção e melhorias fazem do distrito um lugar agradável para se viver. “Trabalhamos duro todos os dias para deixa Schmitt cada vez melhor”. (com informações da SMCS – Secretaria Municipal de Comunicação Social)

Schmitt é apenas um dos pontos que tornam Rio Preto uma referência em qualidade de vida ligada à tradição e cultura sertaneja. Ainda não conhece? Não viajou no trem caipira? Programe-se.