Asa Branca vive em São Paulo, onde se trata de um câncer. foto divulgação

O Grupo Editorial Letramento anuncia a pré-venda do seu novo lançamento “Asa Branca: A biografia”.  A obra é escrita pelo autor Raul Marques que mergulhou, junto com Asa Branca,  nas maiores memórias do ex-locutor para recontar a trajetória que marcou os rodeios brasileiros. Raul é jornalista em Rio Preto, e foi repórter por muito tempo, no jornalismo impresso.

Raul Marques é um jornalista que deixou a redação para se tornar escritor. Foto arquivo

Asa Branca ocupou o posto de locutor número 1 das arenas durante duas décadas. Com voz potente, microfone e raciocínio ágil, animava uma plateia de 30 mil pessoas como quem conversa com um amigo. Inovou ao chegar de helicóptero às apresentações, narrar em meio aos animais, apresentar ao público brasileiro o microfone sem fio, dar voz aos peões nas entrevistas, inserir DJ e rock internacional à festa até então exclusivamente sertaneja. Alcançou o degrau mais alto do sucesso e embolsou cifras milionárias. Foi dono de avião, helicóptero, duas mil cabeças de gado e carros luxuosos. Autodestrutivo, viveu a 200 quilômetros por hora. Em razão dos excessos, perdeu todo o patrimônio.

A biografia conta a história do locutor sem qualquer censura, defesa ou julgamento. Até porque, com Asa Branca, não existe meio-termo: sua figura nunca passa incólume. Uma leitura que vale a pena.