A diretora do Riopreto Shopping, Ana Cristina Jalles Guimarães e o jornalista João Spode, organizador do evento. Foto Ricardo Boni

Uma iniciativa que virou referência no calendário para arquitetos e profissionais do setor de construção em Rio Preto, a Mostra Arq Design 2020, terá sua segunda edição no Riopreto Shopping e já tem tema e data definidos. Acontecerá a partir de abril/2020 e vai focar no tema “Vila Contemporânea”.

O desafio dos arquitetos, desta vez, é mostrar ao público como é o modo de vida atual em vilas modernas, que podem ser um condomínio ou um bairro de grandes e médias cidades. “Foi uma intensa pesquisa para chegarmos a este tema, visitamos eventos de arquitetura no Brasil e também no exterior e chegamos a esta temática que promete surpreender o público”, conta o jornalista João Spode, organizador da Arq Design.

Assim como na edição de estreia, a mostra de 2020 também será realizada no estacionamento e área interna do Riopreto Shopping. Só no estacionamento a área do evento terá mais de 1,4 mil m2, com 26 ambientes. “Este é um evento inovador no interior de São Paulo que tem como vocação sempre apresentar novas modalidades construtivas. Em 2019 apostamos nos Contêineres e para o ano que vem vamos apresentar novos formatos de construção que tem como características principais a rapidez e são executados praticamente sem resíduos de obra”, considera Spode.

Geração de negócios e networking

Além dos jardins e ambientes decorados que chamam atenção do público, a Arq Design proporciona importantes conexões profissionais e grande volume de negócios. “É um evento que tem retorno garantido de vendas e posicionamento de marca. Entramos com bastante força em 2019 e vamos repetir essa parceria de sucesso no ano que vem”, diz Leandro Marcato, da Marcato Móveis e Veromobili.

Para o Riopreto Shopping, que busca oferecer novidades inovadoras, a Mostra Arq Design oferece uma experiência única. “É muito bom ver a transformação da nossa área de estacionamento para receber este evento. Durante 60 dias vamos proporcionar aos nossos clientes e visitantes uma mostra de arquitetura com excelente padrão de qualidade, inspirações para reformar a casa e ambientes muito agradáveis para se reunir com os amigos e aproveitar”, destaca a diretora do Riopreto Shopping, Ana Cristina Jalles Guimarães.

Opções gastronômicas

  A mostra de 2020 terá ainda mais ambientes que serão operados por parceiros e estarão funcionando para atender ao público. Estão previstos um café, que servirá bebidas quentes e frias e lanches rápidos, um bistrô com opções para o jantar, uma adega com vinhos e tábuas de frios e uma barbearia bar, que irá funcionar com atendimento de barbeiros e serviços de bar, com bebidas e petiscos.

Viagem para Milão

Uma das principais novidades para 2020 é a participação do público em uma votação que vai eleger o melhor ambiente da mostra. O público poderá votar durante todo o período do evento e ao final os 3 ambientes mais votados passam pela avaliação de uma banca técnica, formada por profissionais da área. O ganhador embarca para Milão para visitar o Salão do Móvel, um dos eventos de arquitetura e design mais importantes do mundo.

Seleção do elenco

O evento de lançamento reuniu imprensa e convidados na última terça-feira (22) e deu a largada para o período de formação do elenco de arquitetos, designers e paisagistas que irão participar do evento em 2020. A comercialização dos ambientes inicia com condições especiais de 1o. lote apenas para arquitetos convidados. Em um segundo momento, a partir de 12 de novembro, os demais arquitetos também poderão adquirir seus espaços, mediante a disponibilidade. Interessados podem entrar em contato pelo Instagram @mostraarqdesign.