A queima do alho inclui feijão gordo, arroz e carne grelhada no fogo à lenha. Foto divulgação

O Barretos Country Thermas Park teve  um prato do cardápio de seu restaurante classificado para a etapa final do concurso FEITO EM SP. O evento integra o calendário do SP Gastronomia, programa realizado pelo Governo do Estado de São Paulo para criar o mapa da culinária paulista, em parceria com as prefeituras.  Foram mais de 200 atividades em todo o Estado de São Paulo para selecionar os melhores pratos.

O prato do Barretos Country selecionado foi “Queima do Alho”, que disputou com outros 7 pratos da região e agora concorrerá ao grande prêmio com 60 finalistas escolhidos em 15 etapas em todo o estado. A escolha final acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo, entre os dias 24 e 27 de outubro.

O Chef Dielson: preparado para a final em SP. Foto divulgação

Segundo o Chef Dielson, a Queima do Alho foi o prato escolhido porque remete à história das comitivas boiadeiras que por décadas marcaram a vida no sertão paulista. A tradicional queima do alho surgiu nas comitivas devido a pergunta de quem iria queimar o alho, e aquele que se dispunha durante a cavalgada, já começava a descascar o alho e colocar na conserva de gordura animal para que, próximo à refeição, tudo já estivesse preparado.

Além da Queima do Alho, outros pratos do Barretos também fizeram sucesso em diversos concursos em todo o Brasil, como o “Comida de Buteco” e o “Festival Sabor de São Paulo”, no qual o prato “Torresmo de Kilo” levou o prêmio.

“Saber que um prato nosso está sendo reconhecido em todo o estado é incrível e ver que as pessoas estão se deliciando com ele é melhor ainda, resta agora torcer pra trazer de fato esse prêmio pra casa”, comentou o chef.