O festival trará Viko Tangoda neste domingo a Rio Preto.

Neste domingo (6) São José do Rio Preto recebe o festival Feito em São Paulo, a partir das 17 horas, na Swift.  O evento integra o calendário do SP Gastronomia, programa realizado pelo Governo do Estado de São Paulo para potencializar o setor em parceria com as prefeituras.

O Chef Viko Tangoda é de Fernandópolis, mas atua no circuito Rio-SP. Foto divulgação

O chef convidado para ser padrinho da macrorregião de Rio Preto é o banqueteiro Viko Tangoda, nascido em Fernandópolis e que já serviu nomes como: Jennifer Lopez, Monica Bellucci, Madonna e Gisele Bündchen, também já preparou banquetes para marcas famosas Brahma, Honda, Banco Santander, Portugal Telecon, Embraer e Nokia.

Eleito o Melhor Chef Banqueteiro 2013 pela revista Prazeres da Mesa, Viko tem mais de 20 anos de experiência e um buffet em São Paulo.

Além da aula com o Chef, os pratos serão degustados ao som dos djs Dj: Turn X e  Mitsuname a partir das 18 horas, na Swift. As 20 horas é a vez do músico Walmir Borges subir ao palco para animar o público.

Os estabelecimentos inscritos serão avaliados por um júri especializado, que vai escolher, em cada macrorregião, quatro produtos e quatro pratos para participarem da etapa regional. Estes 120 finalistas vão receber o selo “Feito em São Paulo” em seus produtos. Além disso, integrarão o mapa Rotas Gastronômicas, listagem elaborada pelas Secretarias Estaduais de Turismo e Agricultura e Abastecimento com os principais endereços de degustação de produtos e pratos de cada macrorregião do Estado.

Na etapa seguinte, cada macrorregião receberá, em uma cidade-anfitriã, um mini-festival com oito estandes dos finalistas locais, um workshop com chef renomado, uma atração cultural e, finalmente, o anúncio dos dois pratos e dois produtos vencedores regionais. Ao todo, 64 produtos e pratos vencedores serão comercializados no espaço Feito em São Paulo, no Memorial da América Latina, entre os dias 24 e 27 de outubro.

SP Gastronomia

Maior programa gastronômico já realizado no Brasil, o SP Gastronomia vai reunir, de 1º a 31 de outubro, mais de 200 atividades relacionadas ao setor em todas as regiões do Estado, com o intuito de instaurar o Mês da Gastronomia no calendário de São Paulo e estimular, além do segmento, a economia criativa e o turismo, por meio de diversas atividades e ações realizadas pelo Governo do Estado em parceria com a Prazeres da Mesa.

Selecionados  da região de Rio Preto

Restaurantes

Bonani Pizzas e Esfirras (Novo Horizonte)

Café da Colônia Turismo Rural (Uchôa)

Brooks Hamburgeria Rio Preto (São José do Rio Preto)

Frei Caneco Choperia (São José do Rio Preto)

Produtores

Brazilian Fish (Santa Fé do Sul)

Queijaria Jeito do Mato (Fernandópolis)

Marcia Cristiana Fragoso Mesquita (São José do Rio Preto)

Sitio Andreneli (Votuporanga)