José Altino: referência no tratamento do câncer em Rio Preto. Foto Ricardo Boni

Na terça-feira (01), um dos oncologistas referência no Interior de São Paulo,o médico José Altino, do Corp (Centro de Oncologia Rio Preto), irá proferir palestra com o tema: “Câncer de Mama, conscientização e prevenção”, no Riopreto Shopping, às 19 horas.

Conheço doutor José Altino e garanto, é um dos melhores em sua área, senão o melhor. Eu descobri o câncer em 2013. Ele cuidou de todo meu tratamento (quimioterapia). Sempre muito criterioso, ele nunca se esquiva de falar a verdade ao paciente. Na minha segunda sessão de quimio, ele me mandou colocar o portocath, um cateter que vai na artéria do coração. Fiquei tremendamente assustada e resisti. Ele foi sincero: “o câncer pode voltar depois de um ano da primeira etapa de tratamento. Coloque o cateter, depois de um ano, você tira”.  Sabendo que ele é totalmente realista, fiz. O procedimento deixa a gente meio abalada, você fica com aquilo exposto e todos te olham como se fosse um ET. Mas, segui tudo o que ele determinava. E passou. 

O câncer não é uma sentença de morte. Foto Eloisa Mattos

O que quero dizer com isso? Que felizmente me curei, já faz 6 anos e faltam apenas 4 anos para eu parar a medicação via oral. E que sou muito, muito grata ao dr. Altino pelo cuidado, pela sinceridade e pelas orientações. Lamentei muito quando ele deixou a Unimed, me senti orfã sem suas recomendações, mas ele me garantiu que poderia ficar tranquila. Essa palestra é uma oportunidade rara para quem morre de medo de descobrir o câncer. Essa doença não é uma sentença de morte, pois com médicos como dr. Altino, se descobrir cedo a doença, a cura é totalmente possível. Por isso, previna-se.

A palestra faz parte das atividades do “Outubro Rosa”, uma campanha criada no começo dos anos 90 e que hoje envolve várias entidades médicas no Brasil e no mundo. O objetivo é alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A prevenção e o diagnóstico precoce desta doença são tão importantes que, segundo os especialistas, se diagnosticado no início, as chances de cura do câncer de mama são de 95%.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), estima-se que a cada ano 60 mil novos casos de câncer de mama são registrados no Brasil. É o segundo tipo mais comum de câncer feminino, perdendo apenas para o câncer de pele (não melanoma).

Serviço:

Evento: Palestra com Dr. José Altino, oncologista do CORP (Centro de Oncologia Rio Preto)

Tema: “Câncer de Mama, conscientização e prevenção”

Quando: Dia 1º de outubro, às 19h

Onde: No Riopreto Shopping Center

Como: gratuito e aberto ao público