A Zappa’s também conta com patês e azeitonas especiais. Foto divulgação
Considerada uma das padarias mais completas de Rio Preto, a Zappa’s Pães e Tentações está lançando o “Festival de Pães Especiais” , alguns com fermentação natural. Os pães tradicionais seguem no cardápio, e os Especiais visam proporcionar uma experiência ainda mais saborosa aos amantes dos melhores e mais variados pães.

Os chamados pães de fermentação natural trazem como base da receita água e farinha que, pela ação de micro-organismos, se transformam em um fermento, que pode receber muitos nomes: levain, sourdough starter, pasta madre, massa madre ou massa azeda.

Para que cresça, tanto farinha como água vão sendo acrescentadas diariamente. Depois de pronto, pode ser utilizado em praticamente qualquer receita de massa de pão.

FERMENTAÇÃO NATURAL

Além do sabor diferenciado, o pão de fermentação natural é mais leve e de fácil digestão. E uma de suas características mais marcantes é ficar macio por dentro e bem mais crocante por fora.

Outro diferencial é ser mais aromático. Também tem maior acidez e possui índice glicêmico mais baixo, quanto comparado a outros pães.

Ele pode ser armazenado por mais tempo, mesmo sem o uso de conservantes artificiais, pois o ácido acético que inibe o crescimento de bolor é produzido na fabricação do fermento.

Os pães de fermentação natural aumentam o teor de bactérias benéficas no intestino, e traz uma série de nutrientes devido à complexidade de sua composição.

Conheça os pães especiais que podem ser encontrados na Zappa’s Pães e Tentações:

CIABATA

De origem italiana, possui cor branca e formato retangular, alongado e achatado. Apresenta crosta crocante, textura porosa, macia e leve.
Em sua composição traz: farinha de trigo, água, leite e azeite. É um ótimo acompanhamento para sopas e saladas. Experimente também a combinação em sanduíches, principalmente tipo tostex.

INTEGRAL

Deve ser composto por cerca de 50% de farinha integral, que são as que possuem todos os seus constituintes e nutrientes, ou seja, não são polidas e refinadas. Assim as farinhas integrais são ricas em fibras, vitaminas (principalmente do complexo B) e minerais.
Bastante consumido por pessoas que buscam melhor alimentação e qualidade de vida, combina com qualquer refeição, inclusive com sanduíches e requeijão cremoso.

NOZES

É um pão de característica forte. Em sua composição há ingredientes básicos, mas o mesmo se torna um produto refinado devido à adição de nozes em sua receita, com textura bem crocante, miolo aerado e úmido, e adocicado devido ao uso das nozes.
As nozes são um ingredientes rico em ômega 3 e 6, magnésio, ferro, zinco, potássio, vitamina C, entre outros nutrientes. Ótimo acompanhamento com geleias de frutas e mel. Experimente.

NAPOLITANO

É um pão nobre e de características marcantes, composto por ingredientes básicos. Não leva açúcar, gordura e ovos, seu diferencial fica por conta da presença de iogurte natural e cerveja na massa, responsáveis pela fermentação natural.
Recheado com queijo mussarela, tomate seco e rúcula oferecem vitaminas A e C, fibras, potássio, ferro e enxofre.

TORRESMO

É receita italiana, uma herança da imigração. Se tornou o pão popular da mesa dos paulistanos. Na Zappa’s ele é todo artesanal, sendo que até o torresmo é cuidadosamente preparado pela equipe. Delicioso e com paladar arrojado, pode ser consumido a qualquer hora que bater aquela fome.

BAGUETE L’ANCIENNE

É uma receita de origem francesa, que traz em sua composição 80% de água. A baguete é estreita e alongada, com pontas longas e superfície enfarinhada, crosta fina de cor marrom suave e ranhuras com bordas marcadas, sabor marcante e de textura incomparável.
Com baixo índice glicêmico, digestão fácil e sem adição de conservantes, é fácil de ser consumido em qualquer horário, e também acompanhar qualquer tipo de refeição.

BAGUETE FRANCESA

Possui casca dourada e crocante, miolo macio cheio de alvéolos e perfume característico. É um produto para ser consumido a qualquer hora do dia, principalmente com generosas fatias de queijos (camembert e roquefort são opções).
Azeitona: além de ser uma delícia e apresentar característica rústica, é composto por parte integral, excelente composição para uma alimentação equilibrada.

GRANO RÚSTICO CHOCOLATE COM CAFÉ

Segue a receita do Grano Duro, com adição de café e gotas de chocolate, que lhe conferem um sabor característico e único.

PÃO PORTUGUÊS

A presença significativa de ovos na massa garante um pão extremamente macio e leve, com a superfície dourada e crocante, miolo firme e aerado, bastante saboroso.

ITALIANO INTEGRAL

Desenvolvido a partir de uma massa madre fermentada naturalmente, que é seu diferencial. Essa versão integral é composta, ainda, por 50% de farinha integral, que é rica em fibras, vitaminas (principalmente as do complexo B) e minerais.

AUSTRALIANO

Produto artesanal com leve sabor adocicado. É composto por mel, açúcar mascavo, cevada e cacau em pó. Seu sabor marcante, saboroso por si só, combina com recheios salgados.

PÃO RÚSTICO OU GRANO RÚSTICO

Composto por diversos tipos de grãos além de aveia em flocos, gergelim e semente de linhaça. Por ser um pão rústico, sua massa é pouco sovada, o que resulta em um produto com casca mais dura e miolo firme. É uma ótima opção para caldos e sanduíches frios.

ACOMPANHAMENTOS

Para acompanhar os pães especiais, a Zappa’s também conta com patês de palmito, cenoura, ricota temperada e verde. Outras opções são o catchup de framboesa, manteiga aromatizada e azeitonas temperadas.

Informações Soraya Pericoco – Agência Pericoco