O Festival vai destacar os sabores das diversas regiões de SP. Foto divulgação

Rio Preto vai sediar durante o mês de outubro, no complexo Swift, o SP Gastronomia, evento que já está sendo chamado de “maior programa gastronômico do País”. Será a primeira edição com  200 atividades nas 16 macrorregiões do Estado de São Paulo, numa iniciativa do Governo de São Paulo em parceria com as prefeituras.

Cada região terá um Chef padrinho. O chef convidado para ser padrinho da macrorregião de Rio Preto é o banqueteiro Viko Tangoda, nascido em Fernandópolis e que já serviu nomes como: Jennifer Lopez, Monica Bellucci, Madonna e Gisele Bündchen, também já preparou banquetes para marcas famosas Brahma, Honda, Banco Santander, Portugal Telecon, Embraer e Nokia.Eleito o Melhor Chef Banqueteiro 2013 pela revista Prazeres da Mesa, Viko tem mais de 20 anos de experiência e um buffet em São Paulo.

Os interessados em participar devem fazer as inscrições diretamente no site www.feitoemsp.com.br até o próximo dia 26 de setembro.  Além de Rio Preto, podem participar estabelecimentos (restaurantes, bares, padarias, produtores e fabricantes) das cidades que compõe a macrorregião. A relação delas está disponível no site do concurso.

Para se inscrever, o primeiro passo é descobrir a que circuito pertence e conferir no calendário as datas limite de inscrição, participação e seleção.

Todos os municípios do Estado poderão estar representados com produtos e pratos que devem ser inscritos através dos estabelecimentos comerciais que os produzam e os comercializem em endereço permanente e horário comercial.

O Formulário de Participação deve ser preenchido por completo com as seguintes informações:

– Para todos: nome, e-mail, telefone, nome e endereço completo do estabelecimento e CNPJ.

– Para restaurantes: nome do prato, receita, modo de preparo, descrição do prato.

 – Para produtores: nome do produto, origem (animal ou vegetal), fabricação, tempo de atividade, quantas pessoas envolvidas na produção, descrição do produto, alcance do produto (Municipal, Estadual, Federal).

Os participantes também terão que fazer a defesa do prato ou produto, contando a história, a criação e qual a relação dele com a cultura local.

Só será permitida a inscrição de apenas 1 prato ou 1 produto por CNPJ.

Os pratos e produtos devem respeitar 1 ou mais dos seguintes pré-requisitos:

1. Tenha relação cultural gastronômica com a cidade ou região;

2. Tenha sido criado feito a partir da utilização de produtos agropecuários produzidos na região;

3. Que apresente valor turístico, cultural, histórico e/ ou econômico/social;

4. Que seja saboroso;

A missão cultural do projeto é difundir e imortalizar a riqueza do patrimônio material e imaterial tecendo uma rede de endereços e informações culturais sobre sua culinária, seus pratos, sua história, produtos e cidades às quais pertencem.

No dia 6/10, o chef convidado para ser o padrinho de Rio Preto realiza uma super aula de gastronomia para os participantes. Além disso também será realizada uma aula de empreendedorismo com espaço para a exposição e a venda de produtos a preços populares de R$ 15 a R$ 25, tudo isso regado a boa música de um artista renomado a ser divulgado em breve pela organização do evento.

Final

Ao final do circuito de seleção, acontecerá uma grande cerimônia de premiação no evento FEITO EM SP, de 24 a 27 de outubro, no Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo, onde 2 produtos manufaturados e 2 pratos emblemáticos de cada macrorregião estarão sendo vendidos ao público.

São José do Rio Preto

Data: 06/10/2019

Horário: das 17h às 22h

Local: Complexo Swift Av. Duque de Caxias, sn – Jardim dos Seixas

Chef padrinho: Viko Tangoda (ele dará uma aula show/masterclass de 1 hora, horário à confirmar)