Mariana com a filha. Foto de Rachel Guedes

Está querendo muito um filho, mas não pensa em casar? Então esta é a oportunidade de conhecer uma história inspiradora: nesta quarta-feira (24), às 19 horas, o Shopping Center Iguatemi Rio Preto recebe a apresentadora Mariana Kupfer para o lançamento do livro Eu, Mãe e Pai – a maternidade independente como escolha (Editora Manole). A noite de autógrafos contará com um bate-papo com a autora e será aberta ao público, em frente à Livraria Leitura, no Piso Superior.

 Apresentadora do canal de conteúdo AMAR – Maternidade e Amor, Mariana Kupfer tomou a decisão de engravidar sem um companheiro em 2009, quando pouco se falava a respeito no país. Escolheu o doador em um banco de sêmen americano e passou pelo processo de inseminação. Apesar dos preconceitos enfrentados pelo caminho, mas com a maior realização de sua vida – a filha Victoria, atualmente com nove anos de idade –, ela compartilha com muitas mulheres sua trajetória.

 O livro é definido como um guia com as mais variadas informações sobre processos, valores e questões emocionais que fizeram parte da decisão de Mariana em tornar-se mãe-solo. Além disso, aborda assuntos atuais, como modelos familiares, adoção, dados estatísticos, detalhes técnicos e fundamentações, tornando o livro uma referência completa na área da maternidade – ou paternidade – independente. O conteúdo técnico da obra é assinado pelo ginecologista, obstetra e professor da USP, Paulo Cesar Serafini, especialista em reprodução humana que, nas últimas duas décadas, se divide entre o Brasil e os Estados Unidos.

Para Mariana, a principal mensagem desse livro é que ninguém deve desistir do sonho de ter um filho. “Seja mãe-solo, pai-solo, hetero ou homoafetivo, todos têm a escolha de ser mãe ou pai e essa obra encoraja todos que têm o legítimo desejo de ter um filho”, destaca.