A partir desta semana você poderá andar na rua e encontrar um Wi-Fi gratuito e rápido do Google.  A iniciativa faz parte do “Google Station”, projeto em que leva internet de qualidade para países emergentes.

O primeiro estado a receber a novidade foi São Paulo, com 80 pontos. Os paulistanos já tem acesso à novidade, que chega ao Interior em breve.

Veja o mapa com todos os pontos.

Fornecer acesso à internet é uma das missões do Google. Para a empresa, é importante que cada vez mais pessoas estejam conectadas, pois todo o seu modelo de negócios é baseado nela. A expectativa é disponibilizar internet gratuita em todo o país até o final de 2020.

E além da internet, a empresa também está realizando parceria com empresas de celulares. O novo smartphone da Positivo, o P70S, terá um botão dedicado exclusivamente ao Google Assistente, inteligência artificial que pode ser acessada por comando de voz.

O aparelho custará R$279. A companhia decidiu apostar nesta tecnologia no Brasil com base em dados: segundo o Google, 90 por cento dos brasileiros enviaram uma mensagem de voz pelo celular e mais de 60 por cento utilizaram essa tecnologia ao menos uma vez.

Apesar da tecnologia de voz ser uma das mais promissoras para este ano, ela não é a única aposta do Google. A empresa também está investindo muito em armazenamento em nuvem. Ela comprou a startup Looker por 2,6 bilhões de dólares. Essa foi a sua maior aquisição em cinco anos!

A compra da Looker tem objetivos claros – o armazenamento em nuvem terá um papel cada vez mais promissor no Google logo, logo. A empresa anunciou que o Google Stadia, seu streaming de jogos, chegará ao público em novembro. Será possível jogar Destiny 2 e DOOM, por exemplo, através do celular, TV, tablet ou qualquer dispositivo sem fazer download.

Como? Eles ficarão armazenados nas nuvens do Google e os usuários usarão a internet para acessá-los. A expectativa é que jogar seja tão simples quanto assistir a uma série no Netflix. Infelizmente, a novidade só chegará no Brasil no ano que vem. (com informações de Tainá Freitas).