Rio Preto já tem seu destacamento de cavalaria. Fotos: Ivan Feitosa/SMCS.

São José do Rio Preto ganha um reforço na segurança: foi inaugurada nesta segunda-feira (25) a sede do 9º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) e também do Destacamento de Polícia Montada, a Cavalaria,no Recinto de Exposições Alberto Bertelli  Lucatto.

A solenidade de inauguração contou com a presença do vice-governador, Rodrigo Garcia (DEM) e representantes do comando militar de SP.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcelo Vieira Salles, ressaltou a importância do novo destacamento. “O BAEP representa um ganho real para Rio Preto e região, uma vez que o efetivo ganhou 153 policiais, passando de 1.907 para 2.060. Eles passarão por treinamentos altamente qualificados com Rota, Gate, COE, todos do Comando de Policiamento de Choque de São Paulo”, disse.

Os policiais que integram o Batalhão entram em atividade no início em 11 de abril, depois de 45 dias para nivelamento do pelotão. A inauguração do BAEP foi seguida pela inauguração da Cavalaria, que já está atuando na cidade.

“Depois de 30 anos, a Cavalaria volta a ser realidade para nossa cidade e região, atuando oportunamente para garantir segurança, principalmente em grandes eventos e aglomerações”, comentou o prefeito Edinho Araújo. “Da nossa parte, fizemos todos o possível para que esse plano se realizasse, tendo em vista mais segurança para nossa população”, completou.

A infraestrutura cedida pela Prefeitura à Polícia Militar no Recinto de Exposições consiste em 20 baias – 15 delas já em uso –, sede administrativa, depósito de insumos, sala de veterinária, refeitório, selaria, alojamento com banheiros e vestiários. A Cavalaria tem efetivo de 18 policiais militares e 12 cavalos da raça Brasileiro de Hipismo, a mais adaptada ao serviço militar pelo temperamento dócil e ensinável. Todos os animais vieram do Regimento de Polícia Montada 9 de Julho, na capital paulista. Dentre as rotinas de cuidados, os cavalos, que ao longo da vida atuam por até 25 anos no serviço militar, têm uma dieta diária de 10kg de alimentos, entre ração, alfafa, sal e feno. Há previsão para que em breve ocorra abertura do destacamento para visitas guiadas ao público. (com informações da SMCS – Secretaria Municipal de Comunicação Social).