O parklet, que tem aproximadamente 20 metros quadrados. Foto SMCS

 S.J. Rio Preto acaba de ganhar seu primeiro parklet, um espaço com deck ao ar livre estendido numa faixa de estacionamento. Fica no bairro Redentora, região nobre da cidade, já conhecido por suas lojas, cafés e restaurantes de alta gastronomia. O parklet foi montado pelo restaurante El Toro, especializado em churrasco de carnes nobres, com base na lei municipal 12.584.  O espaço é destinado ao público em geral e oferece bancos, mesas e umbrellones.

 O parklet tem aproximadamente 20 metros quadrados, está instalado na faixa de estacionamento do lado direito na rua Pernambuco, altura do número 3229.

A autorização para a instalação desse tipo de deck depende de autorização da Secretaria Municipal de Trânsito e só é emitida após aprovação do projeto arquitetônico.

 São obrigatórias adequações para garantir a segurança dos usuários da via e dos ocupantes do parklets, como a afixação faixas adesivas refletivas nas partes externas. A estrutura também não pode avançar sobre as faixas de rodagem, ocupando apenas o estacionamento.

Os parklets já são comuns em cidades turísticas como Brotas e grandes capitais como São Paulo. Em Rio Preto a novidade deve virar febre a partir de agora. Empresários interessados em instalar e manter um ambiente público como esse devem procurar pessoalmente a Secretaria de Trânsito onde receberão as orientações básicas para a elaboração do projeto e poderão dar início ao trâmite burocrático.

Legislação

A lei municipal que prevê a instalação de parklets em Rio Preto foi promulgada pela Câmara de Rio Preto em 20 de dezembro de 2016. O texto da lei prevê que tanto a instalação quanto eventual retirada da estrutura devem ser custeadas pela empresa mantenedora.

 Em seu artigo 9º, a lei prevê ainda autorização para a empresa mantenedora  instalar bicicletário anexo ao parklet, como ocorreu na rua Pernambuco.

 História

Os primeiros parklets foram construídos na cidade de São Francisco, estado da Califórnia, nos Estados Unidos, em 2005. São áreas anexas às calçadas onde são construídas estruturas de lazer e convívio.

 A ideia inicial foi criar ambientes amigáveis para receber pedestres e ciclistas. Estudos mostraram na época que, na cidade norte-americana, 40 veículos usavam cada vaga de estacionamento diariamente, em média, enquanto os parklets recebiam até 300 pessoas no mesmo período.

No Brasil, esse conceito começou a ser testado em 2012, em São Paulo, e agora é realidade em diferentes capitais, a exemplo do que ocorre em metrópoles europeias.

(Com informações da SMCS – Secretaria Municipal de Comunicação Social)