O prédio foi construído numa área de1,7 mil m² ao lado do shopping Iguatemi Rio Preto. Foto Ferdinando Ramos

A Tereos, segunda maior produtora mundial de açúcar, que detém a marca Guarani, voltada para o varejo, e produtora de etanol e energia elétrica, inaugurou nesta quinta-feira (7/2), em um evento para convidados, o seu Business Service Center (BSC), um centro de serviços corporativos.

Construído numa área de cerca de 1.700 m² ao lado do shopping Iguatemi, em São José do Rio Preto, o BSC vai gerenciar os processos corporativos de todas as unidades da Tereos no Brasil. O mesmo modelo está sendo implementado na França, na cidade de Lille – o BSC Europa vai atender a todos negócios do grupo no continente europeu.

A nova unidade vai permitir mais sinergia entre as diversas áreas da empresa, a partir de um novo modelo de gestão de processos, que aborda o fluxo de ponta a ponta. “O modelo do BSC muda o conceito de como a companhia gerencia seus processos corporativos, antes isolados em departamentos e agora integrados de ponta a ponta, com mais troca de informação, mais agilidade e eficiência”, explica o gerente-executivo da unidade, Edmar Barros.

Para que a integração aconteça, o BSC utiliza uma plataforma chamada ServiceNow, que pode ser acessada por diversos dispositivos. “É o fim daquele vai-e-vem de e-mails, planilhas e telefonemas sem fim. O colaborador faz sua solicitação e acompanha status e prazos, tudo de forma clara e rápida. E por trás das cortinas, existe toda uma metodologia de trabalho que garante processos eficazes e seguros”, complementa o executivo.

A inauguração oficial teve a participação do prefeito Edinho Araújo, dos deputados Geninho Zuliani e Itamar Borges, além de autoridades e empresários da cidade.

O evento contou ainda com uma bênção do bispo da diocese de Rio Preto, Dom Tomé. Segundo Jacyr Costa Filho, diretor da Região Brasil do Grupo Tereos, a escolha por São José do Rio Preto para implantação do Business Service Center no País levou em conta a infraestrutura oferecida pela cidade e sua posição geográfica estratégica em relação às unidades industriais do campo no País. “Rio Preto tem se provado ser um dos melhores centros para se fazer negócios no Brasil. Um fator importante é a alta qualificação dos profissionais e a oferta ampla de cursos de ensino superior com alto reconhecimento, além da infraestrutura existente de hotéis, rodovias e aeroporto”, comentou Costa Filho.

 O BSC vai concentrar todas as operações da Tereos no Brasil, incluindo as sete unidades industriais da Tereos Açúcar & Energia Brasil instaladas na região noroeste de São Paulo, a unidade industrial da Tereos Amido & Adoçantes Brasil, localizada no sudeste do estado, em Palmital, o Centro de Distribuição (no Rio de Janeiro) e o escritório de São Paulo, que inclui equipes corporativas, comerciais e o braço de trading da empresa, a Tereos Commodities.