Flávia e Renato: fecham o ano comemorando o sucesso do evento de churrasco de Rio Preto. Foto Eloisa Mattos

Rústico e emblemático, o cenário do Complexo Cultural Swift, um ícone da era industrial em S.J.Rio Preto, combina perfeitamente com o estilo country de O Braseiro Entrecortes. O evento, realizado no último sábado (24) entra no calendário de eventos da cidade como nova opção de festa VIP: oferece variedade de carnes premium e novidades gustativas nunca vistas.

Este ano surpreendeu com ostras na parilla e o jacaré do frigorífico Caimasul, assado pelo Chef pantaneiro Helvécio Maciel.

E lá fui eu para experimentar. Ao contrário da primeira edição (em março), quando fui conhecer os assadores estrelados, nesta fui para comer.

O casal Flávia e Sardão, de Araçatuba: sucesso com as ostras. Foto Eloisa Mattos

Impressionou o sabor da ostra na parrila, produzida pelo casal da Quinta do Sardão, de Guararapes/SP. O crustáceo é colocado na grelha vivo e com a concha fechada… com o calor, ele abre a concha e está pronto para ser degustado. É uma experiência gastronômica das boas, eu que sempre fugi de ostra não resisti e fiquei fã da iguaria.

A festa agrada à maioria e neste ano ofereceu opções de lugares para sentar no graneleiro, um galpão amplo e simpático, que foi adaptado à pressas devido às chuvas intermitentes que sacudiram os organizadores nesta edição: Flávia Costa e Renato Nasser passaram a noite em claro resolvendo as mudanças na madrugada para que o público tivesse onde se abrigar da chuva.

Conseguiram, a festa foi ainda melhor que a primeira, realizada em março. A segunda edição veio para fixar o evento em novembro.

Para quem não sabe, os eventos de churrasco são uma moda originada no exterior que chegou ao Brasil recentemente e agora fincou bandeira no nosso sertão. Por enquanto o cartão postal de Rio Preto (a Swift) deve ser mantido como a casa do Braseiro.

A dupla Flávia e Renato comemora o sucesso. Ele virou Chef assador oficial e já percorre o Brasil levando o nome da nova marca rio-pretense de churrasco (Braseiro) e ela divide a agenda de advogada com entrevistas e presença em eventos de gastronomia.

Jeferson Finger é um assador experiente da rede Barbacoa de São Paulo.

O desafio agora é manter o padrão com novidades, assadores novos e parcerias surpreendentes. Nesta edição mais um frigorífico entrou como parceiro (além do Estrela), as carnes foram fornecidas pela 1953, do grupo JBS. “Uma carne excelente de boi britânico”, me explicou o assador Jeferson Finger. E ele sabe o que diz: Finger viaja o mundo em eventos de churrasco e mantém em São Paulo uma das mais badaladas churrascarias: a Barbacoa. Seu nome figura numa lista que inclui Diego Belda, Mário Portela, Geleia, Renato Gil, Helvecio Maciel, Helô Palácio, Alexandre Badaró entre outros. Foram 26 estações de churrasco. Que voltem todos em 2019. Sim, Rio Preto já tem seu evento de churrasco.

Helô Palácio e seu time de assadores: sucesso com o T-bone nesta edição. Foto Eloisa Mattos