Fatos políticos, saúde, educação, assistência social, religiosidade, cultura e esporte são os temais do livro. Foto divulgação

Nesta sexta-feira (30), a partir das 19h30, no Centro Cultural Gino de Biasi, à rua Carvalho Leme, 534, em Novo Horizonte, acontece o lançamento do livro “Novo Horizonte: Águas da Amizade”. A obra é uma realização do Governo de São Paulo, produzida pela Serifa Editora e Comunicação e patrocinado pela Usina Santa Isabel S/A. A tiragem é de 2.5 mil exemplares com textos de Raul Marques e fotos de Guilherme Baffi.

“É fundamental que os moradores de Novo Horizonte conheçam seu passado para entender o presente e projetar o futuro. E o livro contribui para isso, pois traz a história da cidade em todas as suas nuances, possibilitando, assim, o resgate da memória”, diz o diretor da Serifa, Deodoro Moreira.

O livro contou com a colaboração fundamental de dois memorialistas novo-horizontinos, Anderson David, que assina o prefácio, e Gerson Aparecido Rodrigues. Ambos possuem acervos importantes principalmente de fotografias históricas. O leitor vai encontrar nas 200 páginas de “Novo Horizonte: Águas da Amizade” fotografias de momentos cruciais da vida de Novo Horizonte.  

Personagens importantes também fazem parte da obra, como Silvia Lourdes Cardoso de Moraes Meireles, 90 anos, única filha viva de Antônio Cardoso de Moraes, que doou terras que possibilitaram a fundação do município, e Namann Eid, farmacêutico de 92 anos que ainda cuida de seu estabelecimento, a Farmácia Eid, que funciona no mesmo local há sessenta anos ininterruptamente, entre outros.

Fatos políticos, saúde, educação, assistência social, religiosidade, cultura e esporte são os temas tratados e que tecem a narrativa da obra. “Fizemos um painel completo da história da cidade, unindo os primórdios do município com a realidade de hoje”, explica Raul Marques, autor dos textos do livro.

A entrada é gratuita e cada um dos presentes receberá um exemplar. Posteriormente, os que não estiveram presentes no lançamento e desejam o livro poderão retirá-lo na Diretoria Municipal de Cultura de Novo Horizonte. É importante salientar que a distribuição é gratuita.