O Chef carioca João Diamante, que comanda o restaurante Fazenda Culinária, no Museu do Amanhã (RJ), foi destaque na batalha 2017. Foto divulgação

Nesta terça-feira (9), às 19 horas, começa a segunda fase da Batalha Le Grand Chef 2018, numa cozinha projetada pelo arquiteto Fabiano Hayazaki, no shopping Iguatemi Rio Preto.

Em sua terceira edição, o concurso tem como objetivo revelar e incentivar cozinheiros amadores, que apreciam a boa gastronomia.  O primeiro colocado vai ganhar uma bolsa do curso profissionalizante da escola Le Grand Chef, com duração de 18 meses, no valor de R$ 9 mil.

Entre agosto e setembro foram feitas as seletivas, na qual 100 pessoas foram avaliadas pelos chefs da escola. Cada um preparou uma receita à sua escolha. De 100, 64 pratos foram selecionados para a disputa. Após as provas na escola, 32 vão participar da etapas que acontecerão no Piso Térreo do Iguatemi Rio Preto. As provas serão surpresas e definidas pelos chefs da Le Grand Chef. A final será no sábado (27).

O público poderá assistir às batalhas e participar dos workshops gastronômicos gratuitos. Serão 20 oficinas com variados temas. As primeiras serão na sexta-feira (12), com foco na garotada, em homenagem ao Dia das Crianças. Uma será às 14 horas com Cupcakes e Muffins, e outra às 16 horas com Brigadeiros Gourmets. As vagas são limitadas (25 pessoas por workshop) e é necessário realizar uma pré-inscrição no próprio local com, no mínimo, 1 hora de antecedência, sendo que a prioridade será dos 25 primeiros inscritos.

Trezentas pessoas já participaram da Batalha. A ganhadora da primeira edição já concluiu seu curso profissionalizante e atualmente trabalha na cozinha do L’Osteria, como cozinheira profissional. Já a vencedora de 2017 tem um restaurante de self-service e, com o curso, está conseguindo atrair mais clientes e reformou o espaço. Ela continua estudando na Le Grand Chef.

“Estamos muitos felizes em poder manter o projeto e continuar impactando a vida das pessoas. A gastronomia é isso. Faz bem para o corpo e para a alma”, destaca Felipe Faria, sócio da escola, fundada há três anos em Rio Preto.

A Batalha é promovida pela Le Grand Chef, em parceria com o Iguatemi e Band Paulista e tem os patrocínios da Levity, Trieste, Fabiano Hayasaki e RVE Engenharia.

Flavia Lania, supervisora de marketing do Iguatemi Rio Preto, considera que a batalha é mais um evento de alta qualidade que o empreendimento proporciona aos visitantes. “O shopping é um polo gastronômico consolidado em toda região, com restaurantes exclusivos, e reconhecido pelo público por realizar eventos que geram boas experiências, como na Batalha Le Grand Chef, onde os clientes poderão participar de workshops e assistir às disputas em um local especialmente preparado para o evento”, afirma.

Workshops gratuitos

Quarta Feira, 10 –  20h – Risoto de Camarão

Sexta-feira, 12 – 14h – Cupcakes e Muffins

16h – Brigadeiros Gourmets 18h – Risoto Milanese

Sábado, 13 – 14h – Risoto Carbonara

16h – Macarons 18h – Talharim ao Pomodoro

Domingo, 14 – 14h – Risoto Caprese

16h – Lasanha de Abobrinha c/ Queijo Brie 18 h – Capeletti Verdi c/ Funghi

Segunda Feira, 15 – 20h – Risoto de Calabresa c/ Vinho Tinto

Terça Feira, 16 – 20h – Hambúrguer Gourmet

Quarta-feira, 17 – 20h – Risoto de Cordeiro

Sexta-feira, 19- 14h – Linguini Ala Carbonara – 16h – Risoto Funghi

Sábado, 20 –  14h – Risoto de Beterraba c/ Queijo de Cabra

16h – Nhoque de Banana da Terra c/ Ragú de Calabresa

Domingo, 21 – 14h – Cortes Especiais de Carne

16h – Risoto de Filé Mignon, Shitake e Funghi

18h – Pizzas

Quarta-feira, dia 24 –  18h – Linguini grano duro com duo formaggio

Quinta-feira, dia 25 – 18h – Risoto de aspargos com queijo brie

20h – Talharim com ragu de costela