A prova atrai atletas amadores do Brasil inteiro. Foto divulgação

Capital do turismo de aventura, Brotas sedia neste final de semana (25 e 26) a II Trierex Evolution, que atrai uma legião de atletas amadores provenientes de várias pontos do Brasil. O evento reúne provas de train run (corrida na natureza), duathlon(corrida e ciclismo), triathlon (natação, ciclismo e corrida), aquathlon (natação e corrida), maratona aquática e provas kids.

A train run, corrida na natureza por caminhos, trilhas, montanhas, florestas e planícies com o mínimo possível de vias calçadas ou pavimentadas, a cada dia ganha novas adeptos e já é considerada uma modalidade esportiva. Em Brotas, será disputada em cinco diferentes distâncias – 5k, 10km, 20km, 30km, 42km – com largada no Patrimônio de São Sebastião. Todas são realizadas em trilhas e em estradas rurais de terra recheadas de desafios, passando por paisagens incríveis graças ao relevo assimétrico da região.

Em dois dias serão 14 provas em cinco modalidades diferentes, mais a run kids, para crianças a partir de 2 anos. Para esta etapa da Trirex Evolution – a primeira foi em abril –, são mais de 1.200 atletas inscritos, a maioria amadora. “É um evento para a família. Além de todos os interessados poderem participar porque há provas de distâncias curtas, e inclusive para as crianças começarem a dar seus primeiros passos no atletismo, é realizado na natureza. Quem é de fora, que vem com familiares ou amigos, pode aproveitar o final de semana para fazer turismo”, afirma Fabio Pontes, secretário de Turismo de Brotas.

A Trirex Evolution já é a quarta corrida na natureza deste ano em Brotas. O atleta, ressalta Pontes, busca superação, mas também diversão com segurança e contato com a natureza. “Eles costumam dizer que correr no meio da natureza é um incentivo a mais. E nós facilitamos. Esses eventos aqui em Brotas são todos na baixa temporada, período de menor preço de hospedagem”, acrescenta o secretário de Turismo. Bom para o atleta-turista e também para Brotas, que recebe mais visitantes de perfil que tem tudo a ver com o município, o de quem busca natureza, ecoturismo e aventura. Para o brotense, além de geração de emprego, é a possibilidade de participar de provas de alto nível sem sair de casa e, inclusive, de graça. A Secretaria de Esportes de Brotas firmou parceria com a Chelso Eventos, empresa que organiza a Trirex Evolution, que garantiu isenção da taxa de inscrição para mais de 40 moradores da cidade para esta segunda edição do evento.

Sobre Brotas

Brotas, capital do turismo de aventura e cidade do cantor Daniel, é o lugar perfeito para ecoturismo. O município oferece rafting, boia-cross, canionismo, rapel, arvorismo, tirolesa, caminhada na natureza, cachoeirismo, cicloturismo, cavalgada, quadriciclo, passeios off road, circuito cable, caiaque, queda livre, entre outros, e mais recentemente também tirolesa com bicicleta. São muitas opções de atividades na natureza. O Rio Jacaré-Pepira, um dos mais limpos do Estado de São Paulo, onde se é realizado o rafting e o boia-cross, completa o belo cenário. E também tem turismo rural.

Quem vai para Brotas até 15 de setembro ainda tem a possibilidade de degustar os pratos do festival gastronômico da cidade, que é realizado em 14 restaurantes. O cardápio é bem variado, com iguarias inspiradas na culinária regional e releituras típicas de outros países. Também inclui hambúrguer artesanal e opções para vegetarianos. O desafio lançado aos chefs e cozinheiros neste ano foi colocar o tema do festival, “Sabor Emoção”, em suas produções, seja no sabor, nos ingredientes utilizados, na forma de preparo, nas combinações ou mesmo na apresentação. Para harmonizar com os pratos, a Brotas Beer, a premiada cervejaria de Brotas, criou o rótulo comemorativo Brotas Gourmet, edição limitada. Programe-se.