A prova de cutiano é uma tradição no rodeio de Bálsamo. Foto divulgação

O jubileu de ouro da Festa do Peão de Bálsamo será comemorado em alto estilo. Este ano o evento acontece de 13 a 16 de junho e terá os melhores prêmios de sua história. Os peões vão invadir a arena de competições a partir do dia 13 de junho. A festa vai até dia 16. Serão oferecidos como prêmios dois carros e duas motos 0 km. Ao todo as premiações ultrapassam 100 mil reais.

Vai levar os prêmios os melhores nas Montarias em touro, cavalos e Prova dos Três Tambores. Para as montarias em touros e cavalos estarão presentes os atletas da ACR – Associação de Campeões de Rodeio e também da SBC – Seleção Brasileira de Cutiano.

Para a disputa em touros as boiadas são da Cia. Paulo Emílio, Cia. 2M – Marcondes Maia e Cia. Fuad Assad. Já na montaria em cavalos estilo Cutiano (modalidade que a Festa de Bálsamo mantém fielmente há 50 anos), os cavalos são das tropas Sky Ranch , Cia. Vale da Piedade e Cia. Adalto Mazzo.

Vale ressaltar que a Montaria em Cutiano é um estilo 100% brasileiro, que se caracteriza pela falta de apoio do peão, pois apenas duas cordas são amarradas no dorso do cavalo para que o peão possa segurar.

E para narrar as montarias o Rodeio de Bálsamo contratou os melhores locutores do Brasil. Oscimar Custodio , Umberto Júnior e Adriano do Vale (Locutor oficial de Barretos) prometem emocionar e empolgar o público durante as competições. Os desempenhos dos atletas serão comentados e analisador por Alê Martins e Vinicius Vulpini (Vurpa). A festa é uma realização do Clube dos Cavaleiros e tem o apoio da Prefeitura e Câmara municipal.