A cantora Fafá de Belém é do Pará e foi convidada a ser madrinha do projeto

Na sexta-feira 8 de dezembro, às 20 horas, , no Espaço Celeiro da Vida, em Jaci, será lançado o Barco Hospital Papa Francisco. O evento terá participação da cantora Fafá de Belém, madrinha do projeto, que se apresentará num show com Piano e Voz. O  objetivo é percorrer o rio Amazonas levando assistência e saúde à população ribeirinha do Estado do Pará.

A iniciativa é do empresário Henrique Prata, presidente do Hospital do câncer de Barretos em conjunto com Ronaldo José de Lima, procurador do Ministério do Trabalho de Campinas, dos engenheiros responsáveis pelo projeto do barco, da Engepron (empresa da Marinha destinada a projetos de construção naval), além da cantora Fafá de Belém e do Frei Francisco Belotti, fundador da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, que idealizou o barco. O projeto deve beneficiar 650 mil pessoas residentes na região do baixo Amazonas.

Os interessados em participar do encontro devem adquirir os convites. Reservas e informações pelo telefone (17) 3283-9070.

O projeto tem custo previsto de R$ 24,5 milhões. Os recursos para a construção são provenientes da indenização de dano moral coletivo firmado em 2013 pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT 15, Campinas), as empresas Raízen Combustíveis S/A (antiga Shell Quimica) e Basf S/A e o Ministério Público do Trabalho.

O Hospital Flutuante terá 48 metros de extensão, e vai comportar consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para exames, como raio-X, ultrasom, eco, mamógrafo, esteira ergométrica e eletro. Além da atenção básica de saúde à população, as equipes atuarão na prevenção e diagnóstico precoce do câncer, com a realização de exames e triagem. Serão realizadas parcerias com as universidades que enviarão equipes de médicos e residentes.