O Brasil ficou entre os primeiros do mundo.

O Brasil conquistou o terceiro lugar na categoria Movelaria da 44ª WorldSkills (Torneio Internacional de Formação Profissional). O evento foi realizado em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, de 15 a 18 de outubro e teve a participação de 1.264 estudantes de 68 países, que disputaram 52 modalidades. Na área moveleira eram 29 participantes. O Brasil ficou na frente de países como Canadá, Itália, França, Inglaterra, Alemanha e Japão.

Nas provas da WorldSkills, realizadas durante quatro dias, os participantes devem executar desafios práticos propostos na competição dentro de padrões internacionais de qualidade. É exigido que os alunos demonstrem habilidades técnicas individuais e coletivas em profissões da indústria e do setor de serviços, como Automação Industrial, Eletrônica, Eletricidade, Movelaria, entre outras. Cada modalidade tem a participação de apenas um representante de cada país, seja uma pessoa ou uma equipe.

O representante brasileiro na área moveleira foi o brasiliense Fábio Serpa, de 20 anos acompanhado do especialista Marcelo Salviato Erct, instrutor e consultor de empresas do SENAI de Mirassol. Ele teve como função a tradução de todas as informações, auxílio técnico na execução do projeto e avaliação dos competidores dos demais países participantes.

“Em Abu Dhabi, o Brasil demonstrou seu padrão de excelência em educação profissional. Estamos entre os melhores do mundo e isso é importante, pois cria oportunidades para os jovens e competitividade para as empresas”, destacou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.