A Fazenda Água Milagrosa, localizada em Tabapuã, comporta 1,3 mil cabeças de gado Tabapuã.
O Grupo Junqueira Rodas, um dos mais importantes do agronegócio brasileiro, estará na 55ª edição da Expo Rio Preto, que começa nesta quarta-feira (11), no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto com o tema “Tradição, Tecnologia e Negócios”. O grupo vem para apresentação do gado Tabapuã, do qual é detentor do berço da raça.
A espécie é genuinamente brasileira e originária da cidade homônima no interior de São Paulo. O Grupo selecionou 13 animais, sete fêmeas e seis machos, para o evento. Entre eles está o Urro FIV de Tabapuã, grande campeão em Dourados – MS, Araruama – RJ e em Sanclerlândia – GO
O gerente Pecuário do Grupo Junqueira Rodas, Paulo Camargo, explica que a raça destaca-se entre os zebuínos. Segundo pesquisas, as matrizes apresentam elevados índices de habilidade materna, a fêmea aos 18 ou 20 meses apresenta mais de 60% de fertilidade. A boa produção de leite faz com que os bezerros cheguem aos 200 kg na desmama, desempenho superior aos outros zebus.
A precocidade da raça faz com que o Tabapuã seja campeão de peso logo aos 205 dias e cultive a vantagem ao longo do desenvolvimento. O abatimento pode ser realizado aos 30 meses, enquanto o Nelore, por exemplo, somente a partir dos 40 meses.
Além disso, a raça é mansa e não perde peso em vacinações, transportes e pesagens.
“Outro ponto importante do Tabapuã é o carácter mocho. Ele consegue perpetuar as qualidades e descartar os defeitos nas gerações seguintes. As características tornam a raça mais vantajosa para o produtor”, explica Paulo.
As cabeças de Tabapuã chegam ao Recinto de Exposições de São José do Rio Preto para a Expo na terça-feira (10). Já no dia seguinte, realizam a pesagem e ultrassonografia. Para o julgamento, na quinta-feira (12), está confirmada a presença do Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges. O evento será realizada do dia 11 ao dia 15 de outubro.
Sobre o Grupo Junqueira Rodas
Fundado em 1968, o Grupo Junqueira Rodas, um dos maiores do agronegócio brasileiro, é produtor de laranja, cana-de-açúcar e gado Tabapuã. As operações são distribuídas em 13.271 hectares divididos em 12 propriedades no estado de São Paulo e uma no Mato Grosso do Sul. Em quatro anos, foram investidos mais de R$ 123 milhões nas culturas e no gado, dobrando o faturamento anual nesse período.
A laranja é o principal produto da empresa, comercializada in natura para produção de suco. São 2.087.670 árvores plantadas em 4269 hectares; a safra recorde é de 3.600.000 caixas, registrada no ciclo 2014/2015. A produção de cana-de-açúcar chegou a 225.000 toneladas na última safra. Os canaviais estão em 3.837 hectares do Grupo. A Fazenda Água Milagrosa, localizada na cidade de Tabapuã, comporta as 1.300 cabeças de gado Tabapuã. A raça genuinamente brasileira é utilizada para fertilização e melhoramento genético. (Com informações de Marina Lainetti – Comunic)