João Diamante é o chef executivo do Museu do Amanhã no Rio.

Nesta quarta-feira (4) S.J.Rio Preto recebe um chef que é exemplo para o Brasil. João Diamante é Chef executivo do restaurante do Museu do Amanhã (RJ) e vem para compartilhar um pouco da sua história de vida e do seu conhecimento gastronômico em dois workshops, na escola de gastronomia Le Grand Chef. Ele ministrará os cursos hoje e amanhã (5).
Diamante tem 25 anos e já atuou na cozinha de Allain Ducasse, considerado o mestre da cozinha francesa contemporânea. Nascido na Bahia e criado na comunidade da Divineia, no complexo do Andaraí (zona norte do Rio de Janeiro), João é exemplo de superação.
Iniciou sua carreira na gastronomia aos 9 anos ajudando um padeiro. Aos 18 anos, entrou para a Marinha e trabalhou na cozinha, onde chegou a assumir o posto de cozinheiro. Por meio do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), cursou gastronomia na Estácio de Sá.
Diamante trocou ensinamentos de gastronomia por aulas básicas de francês com uma professora e embarcou para a França. Na ‘Cidade Luz’, trabalhou no restaurante da torre Eiffel, em Paris, de Alain Ducasse.
Ao voltar para o Brasil, João participou de um jantar promovido pelo Reffetorio Gastromotiva, movimento social que reuniu chefs consagrados e voluntários para cozinharem para moradores de rua durante os Jogos Olímpicos. Ele trabalhou junto com a chef Flavia Quaresma, no Fazenda Culinária, localizado no Museu do Amanhã. Até chegar assumir a chefia executiva da casa, quando Flavia deixou o cargo.
Além do restaurante, João comanda o projeto social Diamantes na Cozinha. São seis meses de curso, onde o aluno aprende desde o cultivo de alimentos até a finalização de um prato. Na terceira turma, o projeto tem servido de ponte para indicar os alunos para trabalhar nos restaurantes no Rio de Janeiro.
Para Marlon Spinelli, chef e professor da Le Grand Chef, João representa o melhor que a gastronomia pode fazer na vida de uma pessoa. “Conheci pessoalmente o seu projeto no Rio de Janeiro e me encantei com as perspectivas que ele traz para os participantes. A gastronomia não é só luxo. Ela deve ser explorada, cada vez mais, como um fio condutor de mudanças. E nada melhor do que traze-lo a Rio Preto para plantar a sua semente aqui.”

 

Os workshops com Diamante serão das 14h30 às 17h. As vagas são limitadas. Os ingressos custam R$ 30 para um dia e R$ 50 para os dois dias. Informações (17) 3235-1136.