Doutor em Direito Penal, Luiz Flávio Gomes é comentarista e vários programas de televisão.

Nesta quarta-feira (27), às 19h30, o jurista doutor em Direito Penal, Luiz Flávio Gomes, vai falar  “Por um Brasil mais Ético! O papel estratégico de compliance no processo de Governança Corporativa”, no buffet Espaço Vitória.  Será durante evento do LIDE Rio Preto.

Gomes é um dos juristas que comentam a cena política brasileira no jornal da Cultura, na Rede Cultura de televisão. Criador do Movimento “Quero um Brasil Ético” ele falará para 150 empresários rio-pretenses.

O objetivo do evento é destacar a importância de se manter uma empresa em conformidade com normas reguladoras diante do Brasil e sua cultura de corrupção. “Tomamos como base a Lava Jato como exemplo para o mundo corporativo. Não é possível evoluir sem regras claras de combate à corrupção, normas de controles internos e de transparência dentro das corporações”, afirma. “Por meio do compliance é possível averiguar tudo que acontece nas estruturas de uma empresa, sobretudo eventuais desvios comportamentais ou empresariais”.

De acordo com o especialista a função do compliance nas empresas é evitar riscos, prejuízos e dissabores. Com essa ferramenta, muitas medidas preventivas podem ser tomadas e condutas individuais podem ser corrigidas. “Dessa forma, valores éticos e morais que conformam a governança corporativa são implementados e difundidos na empresa”.

“Percebemos que o compliance, já comum em instituições financeiras e multinacionais, começa a ser inserido de forma significativa em todos os meios corporativos, inclusive em pequenas e médias empresas. Por isso, resolvemos trazer o assunto, tão apropriados aos dias de hoje, para nossos filiados”, afirma Marcos Scaldelai, presidente do LIDE Rio Preto.

Sobre Luiz Flávio Gomes 
Luiz Flávio Gomes é jurista doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri (2001) e Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da USP.