Dr. Gilbertinho era ciclista e costumava andar por estradas de terra entre Bady Bassitt e Rio Preto e pelas ruas da cidade, quando mais jovem.

Faleceu nesta quinta-feira (20), às 19h45, aos 87 anos, o médico Gilberto Lopes da Silva, conhecido como Dr. Gilbertinho. Ele era o último  parente em primeiro grau de Valdomiro Lopes da Silva, pai do ex-prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes da Silva Junior. Valdomiro Jr era primo de Gilbertinho. Ele era casado com Nazareth, pai de Eliana, Eloísa e Gilberto Neto, que tiveram no pai o seu primeiro professor.

Dr. Gilbertinho atuava na Hospital Santa Helena, que é de propriedade da família Lopes da Silva e era conhecido pelo atendimento humanista que dispensava a seus pacientes, pois nunca se recusava a atender ninguém, independente de receber pagamento. Era um médico tradicional, que fazia cirurgias de improviso e sem medo de errar. Sua vida rendeu boas histórias e ele conta todas no livro A Medicina que vivi, lançado em 2008.

Procurando informações para contar aqui sobre o médico, encontrei uma entrevista que ele deu à jornalista Cecília Demian com detalhes da sua vida de médico, que fez história em São José do Rio Preto. Para conhecer, clique aqui.

O corpo de Dr. Gilbertinho está sendo velado no cemitério da Ercília, onde será sepultado nesta sexta-feira (21), às 17 horas. Sua filha Eliana postou uma homenagem ao pai no Facebook na qual resume sua dor. “Ele partiu ensinando-nos a mais difícil de todas lições, nos ensinando a morrer”. O médico estava internado há alguns meses e entre idas e vindas, não resistiu e veio a falecer hoje.