Coronel Helena Reis, rio-pretense e chefe da Casa Militar: destaque na Folha.

A rio-pretense Helena dos Santos Reis, uma das filhas ilustres de S.J.Rio Preto, foi destaque na coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de São Paulo deste domingo (9). Ela é apontada como mulher negra e pioneira em sua área, a Polícia Militar. Caçula de seis filhos de um casal baiano que escolheu o interior de São Paulo para viver, Helena, de 47 anos, é a primeira negra e mulher a chefiar a secretaria da Casa Militar em quase cem anos de existência da pasta. Já ocuparam o cargo 51 homens desde 1920.

Na Folha ela conta sua trajetória de sacrifícios para chegar onde chegou e sobre como sempre manteve uma vida discreta na qual priorizava os estudos. Revela que, apesar da violência embutida no trabalho da PM, nunca matou ninguém, mas perdeu um irmão, também PM.

Helena Reis era a comandante do CPI 5 – Comando de Policiamento do Interior em Rio Preto, e tinha sob seu comando 2,2 mil homens quando foi convidada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) para ocupar a Casa Militar. Para conhecer a trajetória de Helena Reis, clique aqui.

A matéria completa sobre a coronel publicada na Folha, você pode conferir, aqui.