Aécio Neves está descartado como candidato a presidente depois do envolvimento em denúncias de corrupção. PSDB deve retira-lo da presidência nacional da sigla.

Na sexta-feira (14) acontece em Andrandina, o I Fórum de Vereadores do extremo Oeste Paulista. O evento vai reunir políticos da velha guarda para palestras aos novatos que almejam se tornar deputados e afins. Entre os palestrantes estão a senadora Marta Suplicy (PMDB), os deputados federais Fausto Pinato (PP), Sinval Malheiros (Podemos), Keiko Ota (PSB), Orlando Silva (PCdoB), Roberto de Lucena (PV), Walter Ioshi (PSD) e Isaque Silva (PSDB). E os deputados estaduais Itamar Borges (PMDB) e David Zaia (PPS).

O Fórum quer promover a aproximação dos vereadores e políticos do extremo oeste paulista, que representam dezenas de cidades, para a criação de um canal permanente de diálogo. “Será a primeira vez que um ato político vai reunir tantos vereadores e deputados de diferentes siglas para ação conjunta”, avalia Fernando Magno, idealizador da iniciativa.

A ação visa fortalecer os nomes para possíveis campanhas e definir estratégias para o próximo período eleitoral. A ideia é se preparar para as urnas que devido à situação política do país, terá agora eleitores mais críticos e exigentes.

Estado

O blog conversou com alguns políticos que já tem uma expectativa sobre quem serão os candidatos em 2018 no Estado de São Paulo. O prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB) deve sair candidato a governador. O deputado federal Rodrigo Garcia (DEM) é esperado como candidato ao Senado ou a vice de Dória. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) deve tentar a presidência da República.

Região 

São José do Rio Preto já tem nomes praticamente definidos para 2018. Para federal: Valdomiro Lopes (PSB), Eleuses Paiva (PSD) e Edinho Filho (PMDB) são os novatos na disputa. Eleuses já foi federal e ensaia uma nova candidatura, apesar de seu nome ainda ser dúvida, diante do volume de votos que ele precisa conquistar. Edinho Filho é citado tanto para estadual como para federal e ainda não se sabe o rumo certo, diante dos acordos do pai, o prefeito Edinho Araújo (PMDB). Valdomiro Lopes está em plena campanha com equipes articulando em Rio Preto e região.

Fausto Pinato (PP), de Fernandópolis, também corre trecho em busca da reeleição. Como ele, Sinval Malheiros (Podemos) se movimenta para viabilizar o retorno à Brasília como representante de Catanduva. Todos já estão com equipe em Rio Preto para buscar os votos do maior colégio eleitoral do Noroeste.

Para estadual, mais uma vez Rio Preto terá uma dezena de nomes incluindo vereadores e deputados em busca de reeleição. Os deputados Vaz de Lima (PSDB), Itamar Borges (PMDB) e Orlando Bolçone (PSB) são certos. Vaz ainda não sabe se vai para federal, pois depende do partido. O momento é favorável para sua volta à Brasília, caso o PSDB ganhe força na sucessão nacional. Vereadores como Renato Pupo (PSD) e Paulo Pauléra (PP) devem tentar mais uma vez a vaga ao parlamento paulista, assim como Pedro Roberto Gomes (PPS). Nessa lista ainda tem Sebastião dos Santos (PRB), que migrou para Barretos, mas tem base local.