Edinho, Fausto Pinato e Temer em almoço na casa de Iolanda Bassitt.
Edinho, Fausto Pinato e Temer em almoço na casa de Iolanda Bassitt.

Conversei esta semana com um analista político local sobre 2018. Ele comenta como fica o cenário, após a avalanche de denúncias envolvendo os principais líderes políticos do Brasil. A eleição para deputado federal na região de S.J.Rio Preto pode sofrer os reflexos da lama de Brasília? “Sim. A quantidade de abstenções, votos nulos e votos brancos vai aumentar, devendo chegar no entorno de 40%. Não só aqui mas em todo lugar. O coeficiente eleitoral que deveria subir corre o risco de estacionar ou cair até. Esta é uma tendência crescente, eleição após eleição”.

Cotados

Entre os nomes destacados para deputado federal está em primeiro na lista o do ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB). “Esse fez a lição direitinho; usou a campanha de Bolçone (Orlando Bolçone candidato a prefeito em 2016) para divulgar suas obras. Será beneficiado se Márcio França (vice-governador PSB) sair governador porque amplia os votos de legenda. Porém, nesta eleição não terá Luiza Erundina como puxadora forte de votos, pois ela saiu do partido”. O segundo cotado para federal: Edinho Filho (PMDB). “Vai atender o desejo do pai de vê-lo na política. Tem alguns problemas: Itamar Borges está confortável como estadual e não “pulará” para federal. Outro problema é o vice, Eleuses Paiva, que espera o apoio de Edinho pai. Todos querem o apoio do prefeito. Ficaria esquisito ele lançar o filho e apoiar outro. Um conflito de interesses aí. No PMDB Edinho Filho precisará de mais de 100 mil votos para se eleger. Se era difícil para o pai, imagina para o filho”.  “Além desses a região terá como candidatos em busca de reeleição na esfera federal: Fausto Pinato, Gilmar Gimenez,  Sinval Malheiros, Baleia Rossi e outros. Todos fechando apoios aqui na cidade”.  Rodrigo Garcia (DEM) ainda não sabe se sai senador, vice-governador ou continua deputado.

Por falar nisso

Na lista de deputados beneficiados com recursos do Grupo JBS estão os nomes do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (PMDB) e o deputado estadual João Paulo Rillo (PT). Os nomes aparecem na lista publicada pelo Estadão desta segunda-feira (22). Apenas a TV TEM noticiou o fato. A lista inclui também o nome do deputado federal Sinval Malheiros, de Catanduva. Todos negam qualquer relação com a JBS e dizem que apenas receberam doações via partido.

Bar itinerante

Funciona desde domingo (21), na avenida José Munia, em S.J.Rio Preto, o Mitt Acoustic Bar, que pretende ser uma opção de balada nos finais de tarde aos domingos. O point, estilo sunset, fica onde funcionava a antiga cervejaria Doc Beer. A estreia foi sucesso de público. A proposta do Mitt, de acordo com os proprietários João Vitor Ferreira e Hebert Simões, é um bar itinerante. A ideia é mante-lo aberto até julho, mas pode o tempo ser estendido de acordo com o movimento.

Clipe

Seu Moço: show no bar sunset.
Seu Moço: show no bar sunset.

O Mitt Acoustic bar foi o local escolhido pelo cantor Seu Moço para gravar seu clipe, no dia 4 de junho, às 15 horas, em Rio Preto. Ele também fará um show no novo point. O novo single do Seu Moço está ligado ao dia a dia de todos, mas ainda é um segredo para os fãs. “Ainda não posso divulgar a música, mas tenho certeza que todos irão gostar, porque retrava a vida dos apaixonados. Acredito que é um ritmo dançante e ficará na boca da galera”, afirma o cantor. O local escolhido para a gravação foi pensado juntamente com toda a produção do artista. “É um espaço que já está na cabeça da galera. É inovador e tem toda a estrutura que precisamos para as gravações”, diz Seu Moço.