A coronel Helena foi nomeada pelo governador Geraldo Alckmin e recebida junto com o vice, Márcio França.
A coronel Helena foi nomeada pelo governador Geraldo Alckmin e recebida junto com o vice, Márcio França.

A riopretense Helena dos Santos Reis, que comandava uma tropa de mais de 2 mil homens na região de S.J.Rio Preto, como comandante do CPI 5 – Comando de Policiamento do Interior – agora vai comandar todo o esquema de segurança do Palácio dos Bandeirantes, a pedido do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ela foi nomeada nesta terça-feira (3) pelo governador e será a segunda mulher a ocupar o cargo de chefe da Casa Militar e Coordenadora Estadual da Defesa Civil. Ela substituirá o coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira.

Quem é Helena

De uma família de policiais militares, Helena Reis ingressou na Academia do Barro Branco em 1989. Após os quatro anos iniciais de formação, atuou até 1994 na região central da capital paulista. Em 1995, foi transferida para Catanduva e depois São José do Rio Preto, onde permaneceu desde então. Em 2014, foi chefe da 3ª Seção do Estado Maior. Promovida a coronel em março de 2015, Helena tornou-se responsável pelo curso de formação de Sargentos e, em maio do mesmo ano, comandante do Policiamento do Interior 5. Ainda não foi divulgado o nome do coronel que irá ocupar sua função em Rio Preto.

Humilde

A coronel Helena: de volta à São Paulo.
A coronel Helena: de volta à São Paulo.

Mesmo sendo a mulher de maior destaque na Polícia Militar de São Paulo, a coronel Helena mantém a humildade. Sem saber que ela havia sido nomeada, liguei em seu celular no final da tarde de ontem (3). Ela atendeu prontamente, me ouviu pacientemente e em momento algum me disse que estava ocupada. Vi a notícia de sua promoção Hoje (4), no meio da madrugada, pelo Facebook. Parabéns, Helena por trazer dignidade para a categoria das mulheres e principalmente pela sua humildade enquanto autoridade. Sucesso sempre, você é orgulho para Rio Preto e para todas nós mulheres.